A nova tecnologia de biofilme da Biowater – o CFIC (“Constinuous Flow Intermitent Cleaning”) acaba de ser contratada pela primeira vez no Brasil para o tratamento de esgotos domésticos de uma cidade. Recife foi a escolhida pela BRK Ambiental, que opera a coleta, tratamento e disposição final de esgotos da região metropolitan de Recife.
O contrato assinado em junho de 2017 prevê a entrada em operação da nova ETE em meados de 2018, com uma vazão média de projeto de 112 L/s e remoção de DBO superior a 90%.
A nova ETE, que venceu o processo de concorrência desenvolvido pelo cliente, está sendo inteiramente concebida, projetada e fornecida pela Memphis Empreendimentos Ltda., incluindo os projetos hidráulico, eletromecanico, estrutural e arquitetonico.
O processo CFIC desenvolvido e patenteado pela Biowater Technology AS (Noruega) é uma nova forma de operar o MBBR tradicional, com ganhos sensíveis de redução de área ocupada e de consume de energia elétrica (mesmo comparando-se com outros processos convencionais como o de lodos ativados).
No Brasil o primeiro CFIC encontra-se em operação desde o início de 2017, emu ma fábrica de papel no interior de São Paulo, e trata uma Vazão media de 200 m3/h.