ETE Fortaleza, BRK Ambiental – Blumenau, SC

A ETE Fortaleza em Blumenau é a maior ETE em operação da cidade, e utilizava o processo de lodos ativados até 2016…mas não conseguia aumentar a vazão afluente até a sua capacidade de projeto de 135 L/s pois havia subida de lodo e fuga de sólidos no decantador secundário sempre que a vazão média passava dos 100 L/s, prejudicando a qualidade do efluente final.

Tendo em vista que as análises realizadas identificaram um problema de nitrificação e desnitrificação descontrolada no decantador secundário, uma das soluções avaliadas e que acabou por ser escolhida por ser a de menor custo/benefício em função de futuros aumentos de carga da ETE foi transformar o processo da ETE em um IFAS (“Integrated Fixed Film Activated Sludge”) conforme apresentado pela Memphis/Biowater, com a adição de material suporte (“biomedia”) nos tanques de aeração, mas mantendo-se a recirculação do lodo ativado. Desta forma, as duas culturas convivem em harmonia: o material biológico em suspensão do lodo ativado, e o material biológico fixo no material suporte (o biofilme) do MBBR.

Após dois meses de operação, a ETE conseguiu atingir a vazão de projeto e com um efluente consistente e de excelente qualidade, com DBO/SST de 15/15 mg/L.

A operação dos sopradores de ar foi automatizada mediante a instalação de inversores de frequência, com isso otimizando o consumo de energia elétrica a ETE.

Deixe um comentário