Alimentos/Bebidas: Nordfjord Kjøtt, Noruega

Dados Principais

Nome do Projeto: Nordfjord Kjøtt R.A.

Local: Stryn, Noruega

Tipo de Planta: Industrial – Processamento de Carne/Abatedouro

Tecnologia Utilizada: Sistema de Biofilme Biowater CMFF®

Biomedia Utilizada: Biowater BWT-X®

Início de Operação: Verão 2011

 

O Desafio

Localizada nas montanhas de Stryn, a planta original consistia de uma elevatória e filtros Salsnes para pré-tratamento, remoção de óleos & graxas, e um filtro Salsnes para o pós-tratamento. A planta também tinha 8 tanques em concreto que não eram utilizados. O efluente deveria descarregar na planta da municipalidade uma carga equivalente a 5.000 HE, porém  descarregava 10.000 HE. Portanto, ou se construía um pré-tratamento na indústria, ou se aumentava a ETE municipal.

O desenho da estação de tratamento

O processo Biowater CMFF® foi o escolhido.

A reforma da instalação envolveu a instalação de filtros Salsnes primários, equalização e remoção de O&G (clarificação/escumador). O efluente da clarificação primária flui para duas linhas de CMFF®, cada um tendo dois reatores aeróbios para a oxidação de DBO e DQO. O efluente do Biowater CMFF® segue para filtros Salsnes secundários para a separação sólido-líquido. Os Salsnes secundários foram modificados, utilizando-se telas de 110 microns em vez das anteriores de 350 microns, para promover uma filtração mais fina. Os resultados mostrados abaixo são com os filtros Salsnes de 350 microns. Esperamos que as concentrações de DQO total sejam muito mais próximas das de DQO filtrado assim que as telas sejam substituídas para as mais finas. O sistema vai efetivamente reduzir de cerca de 5.000 mg/l para um efluente final da ordem de 500 mg/l.

 

Resultados

O sistema Biowater reduz efetivamente as concentrações de DQO de cerca de 5.000 mg/l para um efluente final da ordem de 500 mg/l. O sistema tem baixa manutenção e continua a operar perfeitamente.

Deixe um comentário