Trysil, Noruega

Dados principais

Nome do Projeto: ETE Innbygda

Local: Trysil, Noruega

Tipo de Planta: Municipal

Tecnologia Utilizada: CFAS® + Separação com Flotação (precipitação química de fósforo)

Início de Operação: Novembro 2010

 

O Desafio

A municipalidade de Trysil é a sede do maior rersort de esqui da Escandinávia. Devido ao turismo de inverno, a ETE recebe grandes flutuações de carga dependendo do número de turistas que chegam a qualquer momento. Além disso, a planta deve ter a capacidade de tratar os esgotos em  temperaturas extremamente baixas durante os meses de inverno. A planta existente estava no final de sua vida útil.

O desenho da nova planta de tratamento

Muitos fatores afetaram o desenho e a concepção da nova planta. Flutuações de carga, baixas temperaturas e o desejo do cliente de ter uma planta compacta e com tecnologia de elevada eficiência. Biowater tinha como concorrente o MBBR convencional. No final, o processo Biowater CFAS® (IFAS) de tratamento combinado filme fixo e lodo ativado, foi escolhido devido à sua maior confiabilidade e menor área requerida.

 

O empreendimento

Com a escolha do processo biológico Biowater CFAS® combinado com a separação por flotação, o cliente conseguiu o objetivo de construir a planta compacta que desejava, além de atender ao novo padrão de qualidade do efluente. Com a separação por flotação, não foi necessária a construção de adensamento do lodo por gravidade, que era o projeto original. A nova planta é tão flexível, que na baixa estação somente um dos reatores CFAS® é necessário, o outro ficando desligado para economizar energia.

Social tagging: > > >

Deixe um comentário