Laticínios: São Paulo, Brasil

Dados Principais

Nome do Projeto: Vigor

Local: São Paulo, Brasil

Tipo de Planta: Industrial

Tecnologia Utilizada: CMFF® (MBBR)

Biomedia Utilizada: BWT35 media

Início de Operação: Agosto 2010

 

O Desafio

O cliente (Vigor) produz entre outros produtos lácticos: leite, queijo, manteiga e iogurte. Em São Paulo, tal como em muitas outras grandes cidades, as indústrias tem que pagar para descarregar os seus efluentes em sistemas municipais, e este laticínio não foi exceção. O desafio imediato encontrado foi incrustação e falta de espaço para expandir a ETE.

O desenho da estação de tratamento

O processo de tratamento anterior era composto de uma equalização e uma flotação, além de um outro tanque e flotador que não estavam sendo utilizados. A proposta da foi a de aproveitar o tanque existente para transformá-lo em um processo de leito móvel CMFF®, devido à sua pouca área ocupada e baixa manutenção. O tanque foi dividido em dois tanques CMFF® cobertos, e o flotador que estava for a de operação foi utilizado como flotador secundário.

 

Resultados

Com o processo Biowater CMFF® combinado com a separação por flotação, o cliente conseguiu a planta mais compacta que desejava e com a qualidade do efluente tratado que desejava. Na partida da planta houve alguns problemas de formação de ondas nos reatores, e a operação decidiu abrir alguns orifícios de “respiração”, que resolveram o problema. Em compensação, ocorreu a formação de espuma que era prevista, resolvido com a dosagem de antiespumante.

Deixe um comentário