Archives for janeiro 2022

TECNOLOGIA DE PONTA DA MEMPHIS COM REATORES DE BIOMEDIA EM LEITO FIXO

A MEMPHIS – EMPREENDIMENTOS LTDA. continua a conquistar importantes projetos com o fornecimento de sua tecnologia de ponta utilizando reatores de biomedia em leito fixo, o CFIC®, licença exclusiva no Brasil da norueguesa Biowater Technology AS.

Além do MBBR, do IFAS e dos lodos ativados convencionais que a MEMPHIS tem fornecido a diversos clientes em todo o Brasil, a tecnologia de ponta CFIC® alcança vantagens expressivas com a redução do capex e opex em níveis nunca antes atingidos pelos processos convencionais, com destaque especial para o opex, com redução do consumo de energia em até 50%, equivalente à combinação UASB + LodAtivado. E com remoção da DBO de 98% atingida em cerca de 15 dias após o startup.

TECNOLOGIA-DE-PONTA-DA-MEMPHIS-COM-REATORES-DE-BIOMEDIA-EM-LEITO-FIXO

Fig. 1 – Tecnologia convencional MBBR em Santa Catarina, esgoto doméstico, capacidade média de 450 L/s.

A tecnologia CFIC® é bastante compacta permitindo a redução do capex, redução da área ocupada, com menos fundações e estaqueamentos, etc. A operação do processo é automatizada e simples, com poucas demandas de mão de obra de operação e de manutenção. Os difusores de ar e internos do reator são construídos em aço inox, não exigindo interrupções da operação para manutenções.

TECNOLOGIA DE PONTA DA MEMPHIS COM REATORES DE BIOMEDIA EM LEITO FIXO

Fig. 2 – Tecnologia CFIC® para efluente industrial, em São Paulo, capacidade média de 110 L/s.

Além das tecnologias convencionais mencionadas acima fornecidas e instaladas nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, a tecnologia CFIC® está presente em plantas em operação (ou em construção) para o tratamento de efluentes industriais e de esgotos municipais nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Alagoas, Pernambuco, com capacidades que variam entre os 50 até 360 L/s de média (90 até 550 L/s de máxima), com simples remoção de DBO ou com remoção conjunta de nitrogênio. A foto seguinte ilustra uma das plantas com a tecnologia CFIC® :

memphis

Fig. 3 – Vista de ETE com a tecnologia CFIC® em Alagoas, capacidade média = 360 L/s.