Archives for maio 2014

CFIC® – Continuous Flow Intermittent Cleaning

A Memphis tem o prazer de anunciar a nova tecnologia de biofilme/MBBR: o reator da Biowater Technology AS (Noruega) – CFIC® – Continuous Flow Intermittent Cleaning (Vazão Constante e Limpeza Intermitente)

Introdução

Líder mundial da tecnologia MBBR, a norueguesa Biowater continua inovando e aperfeiçoando a tecnologia de biofilme, com o lançamento da nova tecnologia (patenteada), o CFIC®. Após anos de P&D em conjunto com renomadas universidades e instituições de pesquisa na Noruega, estamos conhecendo a nova geração da tecnologia de biofilme MBBR. A Memphis Empreendimentos Ltda, representante exclusivo no Brasil da Biowater, já está trabalhando em possíveis projetos com essa nova tecnologia no Brasil e na América Latina.

 

CFIC® – a próxima geração da tecnologia de biofilme MBBR. 

A tecnologia patenteada da Biowater – CFIC®, é a nova líder de performance quando comparada às soluções tradicionais de lodos ativados e MBBR. A pequena área ocupada, combinada com a especialidade da Biowater no projeto do processo, faz com que essa nova tecnologia seja a mais versátil entre as soluções existentes, tornando-a bastante atrativa para uma grande variedade de estações de tratamento novas ou existentes.

 

Benefícios

Economia de Energia – Redução substancial no consume de energia.

Reuso – Recirculação de água e efluentes para reuso.
Qualidade do Efluente – Efluente de excelente qualidade.
Baixo custo de capital – Redução do custo de capital pela redução dos volumes de tanques e dos tamanhos das membranas para a filtração terciária.
Flexível – Upgrade de plantas existentes tais como SBR (batelada), MBR ou MBBR, com aumento de suas capacidades.
Performance – Melhora do tratamento biológico, o que torna as membranas mais eficientes.

Modo de funcionamento  

O reator CFIC® contém material suporte de biofilme altamente compactados (tipicamente entre 90-99% do volume útil) de forma a que ocorra pouca movimentação dos suportes durante a operação normal.
cfic-01
Os microrganismos no biofilme aderidos à superfície dos suportes utilizam os poluentes como alimento para o seu crescimento. biomedia-biowaterBiomedia da Biowater

O processo CFIC® tem um fluxo contínuo para o bioreator e uma limpeza intermitente, utilizando o efluente bruto para a remoção do excesso de biomassa (lodo) dos suportes de biofilme.

 

O reator CFIC

Operação Normal Limpeza Intermitente
cfic-02  cfic-03
• Bioreator é preenchido com >90% de biomedia• Movimento reduzido da biomedia• Elevada transferência de oxigênio

• Otimiza o transporte de substrato

•Nível líquido aumenta para deixar a biomedia mover-se•Lodo acumulado e biofilme aderido são removidos da biomedia e carreados para for a do reator•O bioreator é alimentado por efluente bruto durante a limpeza, continuando a tratar o efluente mesmo durante o ciclo de lavagem.

Biomedia BWTX da Biowater
biomedia-biowater-filme

 

 

 

 

Biomedia após lavagem         Biomedia com biofilme

IFAT – Munique – 2014

A MEMPHIS E A BIOWATER ESTIVERAM PRESENTES NA IFAT, COM A NOVA TECNOLOGIA DE LEITO MÓVEL “CFIC” 

000_bilde_800x600

A MEMPHIS EMPREENDIMENTOS LTDA, EMPRESA MAIS ANTIGA NO MERCADO BRASILEIRO COM A TECNOLOGIA “MBBR” (REATOR BIOLÓGICO COM LEITO MÓVEL), MARCOU PRESENÇA NO STAND DA BIOWATER TECHNOLOGY AS, LÍDER MUNDIAL EM TECNOLOGIAS MBBR, COM O SEU DIRETOR GERAL RUBENS FRANCISCO JUNIOR, DURANTE A MAIOR FEIRA INTERNACIONAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES – A IFAT, EM MUNIQUE (5-9 MAIO, 2014).

A BIOWATER TEM DIVULGADO A SUA NOVA TECNOLOGIA PATENTEADA DE BIOFILME, O “CFIC” (“CONTINUOUS FLOW INTERMITENT CLEANING”), UMA NOVA MANEIRA DE UTILIZAR A TECNOLOGIA DE BIOFILME MÓVEL, COM REDUÇÃO DE CAPEX, OPEX E ÁREA OCUPADA. ALÉM DISSO, O EFLUENTE DO CFIC PODE ALIMENTAR DIRETAMENTE UNIDADES DE FILTRAÇÃO POR MEMBRANAS (MF/UF), COM TAXAS DE FILTRAÇÃO (“TMP”) MAIS ELEVADAS DO QUE AQUELAS DOS JÁ TRADICIONAIS “MBR” ENCONTRADOS NO MERCADO. ESSA NOVA TECNOLOGIA, DESDE O SEU LANÇAMENTO MUNDIAL EM JANEIRO DE 2013, JÁ CONTA COM DIVERSAS PLANTAS EM OPERAÇÃO E OUTRAS EM FASE DE CONSTRUÇÃO, NA EUROPA, AMÉRCIA DO NORTE E ÁSIA, PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS, COM E SEM REUSO DE ÁGUA. UMA DESSAS PLANTAS ENVOLVE O “UP-GRADE” DE UM “MBR” EXISTENTE EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO, ONDE O REATOR BIOLÓGICO DE CULTURA EM SUSPENSÃO ESTÁ SENDO MODIFICADO PARA OPERAR COM BIOFILME MÓVEL “CFIC” – PARA O DOBRO DA VAZÃO, NO MESMO VOLUME DE TANQUES, E COM A MESMA ÁREA DE MEMBRANAS DE UF.