Archives for outubro 2013

Eletrônicos: Tainam, Taiwan

Dados Principais

Nome do Projeto: Touch Panel Manufacturer WWTP

Local: Tainam, Taiwan

Tipo de Planta: Industrial – Opto-eletronica

Consultor: Eco-firm Environmental Technology Co. Ltd.

Tecnologia Utilizada: CFAS® + Flotação + Jet Injetores

Biomedia Utilizada: Biowater BWT-35®

Início de Operação: Julho 2011

 

O Desafio

A fábrica produz painéis de toque (“touch screen”) e polarizadores para a montagem de LCD (Liquid Crystal Display). O processo é típico de uma indústria de semi-condutores, onde os efluentes gerados contém grande quantidade de solventes orgânicos tais como desenvolvedores, apagadores e água de enxague. O efluente contém substâncias de difícil biodegradabilidade, tais como Dimethyl Sulphoxide (DMSO, (CH3)2SO), Ethanolamine (MEA, C2H5ONH2) and Tetramethyl Ammonium Hydroxide (TMAH, (CH3)4NOH), que necessitam de grandes áreas para reatores biológicos e de operação instável, com choques de carga quando se usa um processo convencional como o de lodo ativado ou processo de filme fixo.

 

O desenho da estação de tratamento

A planta é localizada no Parque Industrial de Ciências de Tainan, Taiwan, e estava passando por aumentos sucessivos de carga orgânica devido à expansão da unidade fabril. O cliente escolheu o processo Biowater CFAS devido à sua elevada quantidade de biomassa aderida à área superficial da biomedia, a sua tolerância a choques e à menor área ocupada. Um sistema especial de aeração “jet” foi desenvolvido para a aeração e mistura do reator, com as peneiras de retenção adequadas. Esse sistema economiza mais de um terço do consumo de energia devido à sua elevada taxa de transferência de oxigênio e à pequena relação gás/líquido. Após o CFAS foi instalado um flotador para a remoção dos sólidos residuais do efluente.

 

Resultados

O sistema está em operação desde Julho 2011. A redução da área ocupada é de um terço, com um efluente de melhor qualidade, comparado com o tratamento anteriormente existente. Após a entrada em operação do Biowater CFAS, o cliente decidiu fazer a reforma da antiga instalação existente, utilizando a biomedia da Biowater.

Laticínios: São Paulo, Brasil

Dados Principais

Nome do Projeto: Vigor

Local: São Paulo, Brasil

Tipo de Planta: Industrial

Tecnologia Utilizada: CMFF® (MBBR)

Biomedia Utilizada: BWT35 media

Início de Operação: Agosto 2010

 

O Desafio

O cliente (Vigor) produz entre outros produtos lácticos: leite, queijo, manteiga e iogurte. Em São Paulo, tal como em muitas outras grandes cidades, as indústrias tem que pagar para descarregar os seus efluentes em sistemas municipais, e este laticínio não foi exceção. O desafio imediato encontrado foi incrustação e falta de espaço para expandir a ETE.

O desenho da estação de tratamento

O processo de tratamento anterior era composto de uma equalização e uma flotação, além de um outro tanque e flotador que não estavam sendo utilizados. A proposta da foi a de aproveitar o tanque existente para transformá-lo em um processo de leito móvel CMFF®, devido à sua pouca área ocupada e baixa manutenção. O tanque foi dividido em dois tanques CMFF® cobertos, e o flotador que estava for a de operação foi utilizado como flotador secundário.

 

Resultados

Com o processo Biowater CMFF® combinado com a separação por flotação, o cliente conseguiu a planta mais compacta que desejava e com a qualidade do efluente tratado que desejava. Na partida da planta houve alguns problemas de formação de ondas nos reatores, e a operação decidiu abrir alguns orifícios de “respiração”, que resolveram o problema. Em compensação, ocorreu a formação de espuma que era prevista, resolvido com a dosagem de antiespumante.

Laticínios: Paraná, Brasil

Dados Principais

Nome do Projeto: Vigor

Local: Santo Inácio, PR, Brasil

Tipo de Planta: Industrial

Tecnologia Utilizada: CMFF® (MBBR)

Início de Operação: 2007

 

O Desafio

O cliente (Vigor) produz entre outros produtos lácticos: leite, queijo, manteiga e iogurte. A fábrica precisava aumentar a sua produção e melhorar a eficiência do tratamento existente.

 

O desenho da estação de tratamento

O processo de tratamento anterior era composto de uma equalização e uma flotação, seguido de reatores de lodo ativado e decantação final. A proposta foi a de aproveitar os tanques existentes de lodo ativado para transformá-los em um processo de leito móvel CMFF®, devido à sua pouca área ocupada e baixa manutenção. O tratamento foi dividido em duas linhas em paralelo, cada uma com dois reatores CMFF® em série cobertos, cada linha paralela com um decantador secundário.

Resultados

Com o processo Biowater CMFF® o cliente conseguiu a planta mais compacta que desejava e com a qualidade do efluente tratado que desejava, utilizando-se apenas dos tanques existentes.

Os resultados do efluente final obtido são espetaculares, com DBO e SST < 10 mg/l (apesar da elevada carga afluente, com DBO da ordem dos 2.000 mg/l).